terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Ansiedade e futuro


Ao marcarmos algo importante , a primeira sensação que nos vem é a ansiedade.
Algo como uma enzima em nosso corpo que nos deixa totalemnte inquietos.
Ela está diretamente ligada à auto-estima, tem influência sobre ela, assim como a auto-estima influencia no nível de ansiedade.
Ao sentir ansiedade, geralmente ficamos inquietos.
Alguns roem unhas, outros "batucam" na mesa, batem os joelhos, batem os pés, ou fazem qualquer movimento repetitivo e/ou constante.
Isso é uma defesa de nosso cérebro para aliviar a tensão que estamos sentindo.
Assim, uma parte dele ocupa-se em repetir aquele movimento ao invés de ocupar-se com o compromisso que temos.
Ao nos sentirmos ansiosos nossa auto-estima tende a baixar.
Geralmente uma sensação de medo e até um frio na barriga vêm junto da ansiedade.
Se nossa autoconfiança está baixa, ficamos ansiosos por medo. Se está em alta, ficamos ansiosos para a vitória. No primeiro caso, é uma ansiedade prejudicial.

Pessoas com baixa auto-estima têm uma tendência maior para a ansiedade. Não apenas medo e receio causam essa ansiedade, mas uma dúvida no subconsciente, sobre se "dessa vez vai dar cert"‘. Não só baixa auto-estima, mas falta de confiança. Se você não confia no sucesso do que fará, este sucesso dificilmente acontecerá. E isso causa ansiedade, a espera por algo.

Para que ter medo do futuro quando podemos mudá-lo a qualquer momento? Existe uma sábia frase que diz:

"O amanhã não é de ninguém. Pode ser seu!". Mesmo quando uma situação não depende de nós, podemos invertê-la a nosso favor em algum momento. Basta sabermos como fazê-lo. Mas isso é uma coisa muito seria, porque devemos saber como muda-lo, qualquer deslize causa danos irreversiveis. O lance sobre o futuro é que toda vez que vc olha pra ele, ele muda, só porque vc olhou pra ele, e isso muda todo o resto.


Nenhum comentário: